terça-feira, 4 de outubro de 2016

Cursos da área da saúde que pretendo cursar na faculdade + O que cada profissão estuda?





Imagem de Jarbas Jacare

Oi amores! 

Desde de criança sempre tive (ainda tenho) uma vontade enorme de ser enfermeira. Sim, meu bem, o salário é pouco eu sei. Mas isso não vem ao caso kkkkkk. Conforme os anos foram passado e fui adquirindo novas sabedorias acabei que me interessando por outros curso mas não esquecendo de Enfermagem, é claro.

Desde dos 16 anos, vinha tentando fazer pelo menos o Técnico em Enfermagem. Até fazer prova parar cursar o Auxiliar de Enfermagem, fui! Pena que não deu certo por questão das condições financeiras. E só esse ano de 2016 já com 20 anos que consegui graças a minha mãe.

Iniciei o curso em 01/02/16, já paguei no total de 9 disciplinas. Estou na 10ª Microbiologia e Parasitologia e 11ª que é Nutrição. Uma das disciplinas que mais aguardava com exceção de Anatomia e Fisiologia Humana e Farmacologia (que ainda não cursei).

Confira: O que se estuda no curso Técnico em Enfermagem.

Além de Enfermagem tenho interesse em (não necessariamente nessa ordem):

Medicina Veterinária;
Farmacologia;
Nutrição.

Gente, algumas profissiões que envolve o cuidar, tenho interesse! Além do mais, pretendo me especializar tanto no Técnico em Enfermagem quanto na facul. No técnico estou a decidir entre Enfermagem do Trabalho e Obstetrícia e na facul quero Obstetrícia!!

O que cada profissão estuda?
ENFERMAGEM
Duração média: 5 anos.

Profissional da área da saúde que cuida das pessoas. Ele presta os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos, coleta amostras de exames e auxilia os médicos em cirurgias. Além dos hospitais, clínicas e unidades de saúde, existe outras áreas em que o enfermeiro pode atuar: atendimentos domiciliar, resgate de vítimas de acidentes, pesquisas e gestão de equipes auxiliares e técnicos de enfermagem, entre outros.

Algumas das principais disciplinas do curso de Enfermagem e os assuntos estudados em cada uma delas:

Anatomia
Refere-se ao estudo do corpo humano, com ênfase na localização e relação estrutural dos órgãos e sistemas. A disciplina promove uma análise geral do corpo envolvendo os sistemas locomotor, respiratório, cardiovascular, nervoso, digestivo, urinário, reprodutor, etc.
Atendimento Pré-Hospitalar
Define o perfil e as funções do socorrista, além das medidas de proteção que o profissional deve ter com ele mesmo e com o paciente. São ensinadas técnicas de atendimento a vítimas de afogamento, traumas, catástrofes e queimaduras, entre outros.
Histologia
Estuda os tecidos fundamentais do corpo humano e os órgãos em nível microscópico. Os principais tecidos estudados são: epiteliais, conjuntivos, musculares e nervosos. A disciplina compreende algumas atividades práticas, nas quais o aluno pode preparar lâminas para serem examinadas e faz uso do microscópio óptico.
Biossegurança
Apresenta as normas, medidas e precauções que devem ser adotadas por profissionais da saúde para garantir a segurança individual e coletiva. Estuda os riscos físicos, químicos e biológicos a que profissionais e pacientes estão expostos e como se deve agir em situações de emergência.
Psicologia
Introduz o estudo da psicologia de maneira geral com o objetivo de entender a complexidade humana. Relaciona o conhecimento psicológico com o cuidado com a saúde e tem enfoque na relação enfermeiro-paciente-família. Traz algumas reflexões sobre o processo saúde-doença e a postura que o profissional de Saúde deve ter diante do paciente. São apresentados alguns aspectos emocionais do atendimento de enfermagem em crianças, idosos e adultos com angústia, ansiedade ou pânico.
Farmacologia
Estuda os efeitos dos medicamentos e o “caminho” que ele percorre no organismo humano. São vistos os mecanismos gerais de ação dos fármacos, os efeitos adversos, as indicações e contraindicações, as vias de administração (oral, por injeção, etc.) e os protocolos que devem ser seguidos na Clínica Geral.
Enfermagem Clínica
Apresenta a metodologia de assistência de enfermagem ao paciente em um ambiente hospitalar. Explica o papel do enfermeiro em procedimentos de diagnóstico, alimentação do paciente, análise das condições de saúde e tratamento clínico, entre outros.
Enfermagem Cirúrgica
Trata da metodologia de assistência de enfermagem a pacientes e acompanhantes durante o período operatório. Estuda como funcionam e são organizadas as unidades cirúrgicas, quais os materiais utilizados e como devem ser esterilizados e armazenados, a atuação do enfermeiro e os cuidados pré-operatórios, transoperatórios e de recuperação, entre outros.
Enfermagem Ginecológica e Obstétrica
Compreende o estudo das metodologias de assistência de enfermagem no que diz respeito à saúde sexual e reprodutiva da mulher. Os principais assuntos abordados são: doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, prevenção de câncer de mama e de colo uterino, acompanhamento da gestação e do parto, etc.
Práticas da Enfermagem na Saúde Coletiva
Estuda as técnicas de assistência de enfermagem aplicadas ao indivíduo, família e comunidade, principalmente no contexto dos programas e políticas públicas de saúde. Alguns dos principais assuntos abordados são: conceito de saúde coletiva, sistema de saúde no Brasil, principais problemas de saúde de diferentes grupos sociais, como sistematizar as intervenções em enfermagem à população, etc.

Fonte de pesquisa: Guia da carreira

MEDICINA VETERINÁRIA
Duração média: 5 anos.

Resultado de imagem para medicina veterinária

Dá assistência clínica aos animais domésticos e silvestres cuidando de sua saúde, alimentação e da reprodução de rebanhos. Além disto, inspencionar a produção dos alimentos de origem animal verificando o cumprimento das normas e de higiene nas indústrias a fim de evitar a transmissão de doenças para o ser humano. Na indústria alimentícia, ele controla as tecnologias de produção. Em qualquer indústria do mesmo, é indispensável a ausência do médico veterinário. Pode também, atuar na área de vendas de alimentos, medicamentos, vacinas e de outros artigos para animais.

Curso

Nos dois primeiros anos, o estudante tem um conjunto de aulas das áreas das Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas, como anatomia, microbiologia, genética, nutrição e produção animal, matemática e estatística, além de bioética e relações ciência, tecnologia e sociedade (CTS), entre outras. Em seguida, o aluno começa a estudar doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. As atividades práticas, que são realizadas em laboratório, continuam ganhando espaço na grade curricular da maioria dos cursos de Medicina Veterinária. No último ano da graduação, é obrigatório fazer estágio.

O que você pode fazer?

Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte
Prestar atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos.
Centros de pesquisa
Atuar na investigação e pesquisa no desenvolvimento de biotecnologias.
Indústria de produtos para animais
Acompanhar a produção e a comercialização de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos. Cuidar do marketing dos produtos e prestar assistência técnica ao cliente.
Indústria de produtos de origem animal
Fiscalizar estabelecimentos que produzam, vendam ou exportem produtos de origem animal.
Manejo e conservação de espécies
Estudar animais silvestres em cativeiro ou em seu hábitat, cuidando de sua reprodução e preservação. Implantar e administrar projetos ecológicos e em reservas naturais.
Perícia técnica
Avaliar a saúde de animais de competições esportivas e a possível ingestão por eles de medicamentos e hormônios proibidos.
Produção e sanidade animal
Controlar a saúde de rebanhos. Prevenir e controlar doenças em propriedades rurais.
Saúde pública veterinária
Prevenir e controlar zoonoses e doenças transmitidas por vetores. Atuar na vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental.
Tecnologia de produção animal
Desenvolver técnicas e métodos de aperfeiçoamento genético, alimentação e reprodução.

Fonte de pesquisa: Guia do estudante

FARMACOLOGIA
Duração média: 5 anos.

Resultado de imagem para farmacologia

O farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabricação. Pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas. Em laboratórios de análises clínicas, faz exames para diagnóstico e acompanhamento de doenças. Em farmácias, distribui medicamentos e prepara fórmulas tradicionais ou personalizadas.

Curso

Matérias das áreas de biologia, física e química acompanham o aluno durante todo o curso. Entre as disciplinas profissionalizantes estão toxicologia e tecnologia farmacêutica e de cosméticos. As aulas práticas, em laboratório, ocupam grande parte da carga horária. O estágio é obrigatório, assim como o trabalho de conclusão de curso.

O que você pode fazer

Alimentos
Analisar a ação de determinadas substâncias no organismo humano e controlar a qualidade dos alimentos.
Análises clínicas e toxicológicas
Analisar material biológico para detectar doenças causadas por agentes infecciosos ou intoxicação.
Atenção farmacêutica
Orientar pacientes em drogarias, laboratórios e indústrias farmacêuticas.
Área ambiental
Controlar a qualidade da água, do solo e do ar em determinadas regiões.
Biologia molecular
Fazer análises laboratoriais envolvendo técnicas de biologia molecular, em exames como o de paternidade.
Bioquímica clínica
Analisar exames para verificar as alterações do organismo detectáveis por testes laboratoriais.
Cosmetologia
Formular cosméticos e produtos de higiene em indústrias e farmácias de manipulação. Atuar no controle de qualidade desses produtos.
Farmácia clínica
Acompanhar pacientes submetidos a tratamentos longos. Assessorar médicos e enfermeiros.
Farmacovigilância
Analisar medicamentos e cosméticos para saber se cumprem o que prometem ao consumidor.
Medicamentos
Pesquisar e testar princípios ativos e novas drogas nas indústria farmacêutica.
Pesquisa clínica
Observação clínica de pacientes que recebem medicamentos novos no mercado.
Vendas
Comercializar medicamentos em drogarias ou diretamente para hospitais e postos de saúde. Preparar remédios personalizados, conforme prescrição médica.
Vigilância sanitária
Analisar e controlar medicamentos, insumos para laboratórios ou alimentos.

Fonte de pesquisa: Guia do estudante

NUTRIÇÃO
Duração média de 4 a 5 anos.


Resultado de imagem para nutrição

A Nutrição estuda a relação entre o ser humano e os alimentos. Serve para ajudar as pessoas a terem uma alimentação saudável, tanto em forma de dietas quanto da reeducação alimentar. O objetivo do nutricionista é sempre encontrar meios de proporcionar uma vida mais saudável para as pessoas. Quem se torna um nutricionista passa por uma formação humanista, generalista e crítica, podendo trabalhar em qualquer campo relacionado a alimentação. Contribuindo para melhorar a qualidade de vida das pessoas, o nutricionista deve sempre seguir aspectos éticos, além de levar em consideração outros aspectos do ser humano, como condições econômicas e sociais, para poder prestar serviço para qualquer faixa da população.

Curso

O curso de Nutrição apresenta em sua grade curricular matérias de outros cursos, como fisiologia, anatomia e bioquímica. A maioria das instituições de ensino superior que ministram o curso utilizam aulas práticas para melhorar o conhecimento do aluno. Nestas aulas práticas, o aluno pode analisar a qualidade dos alimentos e fazer avaliações nutricionais mais precisas. Educação e higiene alimentar e avaliação nutricional. Nas aulas práticas, o aluno aprende técnicas de preparo e conservação dos alimentos e investiga as transformações que eles sofrem.

Durante curso o aluno pode escolher uma área para se especializar, contando com matérias específicas, como microbiologia e farmacologia por exemplo.

O que você irá aprender no curso

Irá estudar a relação da saúde das pessoas com os alimentos. Irá aprender que uma dieta balanceada contendo sais minerais, vitaminas, proteínas, carboidratos e aminoácidos pode ajudar a fortalecer os ossos, prevenir infecções, melhorar a digestão, pele e cabelos, dar mais energia e até baixar o colesterol, entre outros benefícios para a saúde. Na verdade você vai aprender quais alimentos fazem bem pra saúde, quais fazem mal, e o mais importante, o que eles causam em determinados indivíduos e circunstâncias. Saberá relacionar alimentos e saúde, aprenderá sobre o valor nutritivo dos alimentos, sobre o metabolismo do nosso organismo, aprenderá a prescrever dietas equilibradas e os fatores que interferem na saúde de cada pessoa. Além disso, quem se forma em Nutrição pode trabalhar no desenvolvimento de novos produtos alimentares, assim como em seu controle de qualidade e nas informações disponíveis nos rótulos.

Examinar o histórico de cada indivíduo permite que o nutricionista crie dietas específicas para ele, segundo seu metabolismo e necessidades nutricionais. Poderá trabalhar em consultórios particulares, clínicas, hospitais, na indústria alimentícia, laboratórios de pesquisas e análise de alimentos, academias, empresas (cuidando da alimentação dos funcionários) e na área de esportes (cuidando diretamente da alimentação dos atletas).

Áreas em que o Nutricionista pode atuar:

Nutrição Clínica
Pode trabalhar em Equipes de Saúde e Equipes Multiprofissionais.
Nutrição em Saúde Pública
Programas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, cuidando da saúde prevenindo doenças em indivíduos ou grupos populacionais.
Indústria Alimentar
Pode trabalhar com processos tecnológicos para produção, conservação e embalagem de novos produtos alimentares.
Higiene e Inspeção de Alimentos
Pode trabalhar com análises bromatológicas e microbiológicas em alimentos.
Esporte
Pode trabalhar na avaliação nutricional e orientação dietoterápicas para atletas e praticantes de atividade física. Atualmente o nutricionista é uma peça fundamental para os atletas.

Grade das disciplinas

A maioria das matérias do curso de Nutrição são da área da saúde. Confira as disciplinas básicas que fazem parte da grade curricular:

Bioquímica
Pedagogia Aplicada à Nutrição
Dietoterapia
Psicologia
Estatística
Microbiologia
Fisiopatologia da Nutrição
Dietética
Anatomia
Fisiologia

Fonte de pesquisa: Guia de nutrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela sua visita e comentário♥

Leia também:

Subir