domingo, 23 de abril de 2017

Qual a diferença ente Logotipo e Logomarca?






Você nesse exato momento deve estar se perguntando assim como eu me perguntei sobre essa diferença entre Logotipo e Logomarca. Pois bem... Sempre estive confusa enquanto a isso pois ambas na definição pode apresentar diferença pelo fato de como a representamos ao falar. Apenas ao falar. Veja só:

Logo e Tipo
Em grego, “logos” significa conceito, significado.
“typos” significa símbolo ou figura.

É correto usar apenas “logo”?

A utilização do termo “logo” pode ser uma abreviação tanto de logomarca como de logotipo. Se você disser “o logo”, está se referindo ao logotipo. Mas se disser “a logo”, no feminino, a referência é a logomarca.

Não há problema algum em abreviar esses termos, muitas pessoas até preferem por não saberem qual terminologia é correta. Porém, esse termo é mais informal, e dependendo da ocasião, utilizar a terminologia completa é o mais indicado. - Fonte Blog WedoLogos

Logotipo
Símbolo visível de um conceito.

Logotipo é a representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras). É um produto gráfico resultante do design e também pode ser definido como a imagem da marca. É a forma de representação do nome de uma empresa com um tipo de letra característico. - Fonte Avanti!

Ao criar logotipo, você está querendo uma forma que tenha significado. Algo que represente e fique na memória!

Quando usar o Logotipo?

Nas artes gráficas a serem usadas/divulgadas para identificação do blog, canal do youtube, empresa e outros afins.

Logomarca
“Logos” vem do grego e significa significado, conceito.
"Marca" origina-se da palavra germânica “marka” e tem o mesmo significado do termo “logo.”

Sendo assim, logomarca significaria “significado do significado”, um termo um tanto redundante, que não faz sentido.

Por que não usar?

Muitos a consideram um neologismo, ou seja, uma palavra que foi inventada, abrasileirada, para a representação de uma nova forma de logotipo.

Por outro lado...

Logomarca seria o desenho de um símbolo que representasse a empresa, associado ao nome.

Ex.: A maçã da Apple associada ao nome da empresa  seria uma logomarca e  "Google" escrito em letras seria um logotipo.

Exemplos de logomarcas:

Marca

É o elemento principal da identidade visual da empresa, é através dela que a empresa será identificada em qualquer lugar, independente do conceito gráfico em que está inserida. É representada graficamente pela logo e pela identidade visual. Compreende o símbolo, o logotipo, as emoções e as cores.

Segundo o autor e professor Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing moderno”, a marca tem até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.

Símbolo e Marca

São desenhos geométricos, sinais, representações, animais, ou qualquer outro, desde que não utilizem o nome da empresa por extenso. Por serem símbolos, são convencionados.

Ex.: A maçã pode remeter à empresa, já que em inglês, tanto o símbolo como o nome da empresa se referem à expressão "Apple".

Da mesma forma a concha amarela, que em inglês se chama Shell.


Qual a definição correta?

Possa ter parecido um post um tanto confuso. Entendo perfeitamente. Tive que ler em 4 sites para poder elaborar esse post! 😌. Agora vamos simplificar?

Apesar de que logomarca dá uma visão mais clara simplesmente porque atribui os símbolos acompanhados das letras. A etimologia mais adequada é LOGOTIPO, pois em sua definição é mais objetiva quanto ao assunto. Uma vez que logotipo é nada mais e nada menos que um símbolo visível de um conceito. Pode ser definido como a imagem da marca.

A verdade é que o termo já se popularizou entre profissionais da área e hoje é muito utilizado, sendo compreendido e aceito por muitos. No final das contas, o que importa mesmo é resolver o problema na comunicação do cliente com profissionalismo. Fonte - Blog WedoLogos

Qual é a real importância entre diferenciar Logotipo e Logomarca?

Basicamente nenhum. Desde de que ambas facilitem o entendimento entre o cliente/consumidor e o designer 😉.

Logo, logotipo ou logomarca? Não importa. Todos os termos hoje são usados para representar a mesma coisa e os três já se tornaram extremamente populares. Adeque-se ao em que seu ambiente de trabalho é mais utilizado. Fonte - Blog WedoLogos
No geral, dificilmente a utilização qualquer um desses termos fará alguma real diferença no dia a dia de alguém, ficando a critério de cada um analisar o significado de cada termo e seu contexto para decidir em qual dos termos investir. Fonte - Blog WedoLogos 

Fonte: Avanti! / Portal do Marketing / Exame Abril / Blog WedoLogos.

Pois bem, é por essa palavra inventada "logomarca" (abrasileirada) que sou acostumada a falar Hahahah. Mas o que fiz para a "Lya Arte Gráfica" não é nada mais e nada menos que um logotipo. Mas tecnicamente, ela não irá deixar de ser chamada de logomarca, é claro! Pois a mesma, é para o uso da IDENTIFICAÇÃO VISUAL do meu Job♥.

😚😚

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Obrigada pela sua visita e comentário♥

Leia também:

Subir